Ridalvo Felix de Araujo

É doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Em 2016, fez doutorado sanduíche na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo/Moçambique). Possui mestrado em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG, financiado pela primeira iniciativa de ação afirmativa para a pós-graduação desenvolvida no Brasil, o International Fellowships Program / Ford Foundation (IFP), e graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Atualmente, é pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER – Faculdade de Educação/UEMG), onde coordena a linha de pesquisa Construções Decoloniais para Fortalecimento da Luta Antirracista no Brasil e no Mundo. É membro do conselho editorial da Editora Escola Cidadã, coordena o Núcleo de Pesquisas em Raças, Gêneros e Performances (NUPERGEPE) e dirige o Coletivo Artístico Erês - Mensageiras dos Ventos, onde atua, também, como arte-educador e orientador das pesquisas e ações que envolvem a dinâmica e existência do grupo. Em 2020, ganhou o Prêmio do “Projeto Novos Pesquisadores – Memorial Minas Gerais Vale Convocatória 2020”, com a tese de doutorado intitulada “Candombe Mineiro: É d’ingoma/Saravano tambu/Peço licença/Pro meu canto firmá”.

No ano anterior, em 2019, ganhou o Prêmio Autor Paulo Freire, promovido pela Editora Escola Cidadã (Contagem/MG), com a publicação da pesquisa de mestrado intitulada "Na batida do corpo, na pisada do cantá: inscrições poéticas no Coco cearense e Candombe mineiro" (NO PRELO). Compôs, como curador, a Comissão Julgadora do Edital Literatura e Incentivo à Leitura - Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (SECULT-ES). Realizou estágio docência na FALE/UFMG, na área de poéticas da oralidade, performances e edição de textos vocais, ministrando a disciplina intitulada Estudos Temáticos de Edição: Edição de Textos Sonoros. Atua, como pesquisador, nos seguintes temas: práticas ritualísticas de tradições afrobrasileiras, performances de cantos dançados, poéticas da oralidade, edição em audiovisual e organologia de tradições Bantu no Brasil. Em 2010, dirigiu o documentário " Na pisada do Coco/ na batida do ganzá", que foi selecionado e participou, em 2012, da Mostra " Ritual, Religião e Práticas Tradicionais" do IV Festival de Filme Etnográfico do Recife. Foi professor nos cursos Técnico em Instrumentos Musicais, Técnico em Dança, Técnico em Artes Circenses, e professor/coordenador do curso Técnico em Canto do Centro Interescolar de Culturas, Artes, Linguagens e Tecnologias (CICALT-PLUG/MINAS). Coordena e compõe bancas de verificação de candidatos autodeclarados(as) negros(as) em concursos públicos. Já compôs bancas de heteroidentificação racial em concursos realizados em Belo Horizonte/MG, Sabará/MG, Campo Belo/MG, Uberlândia/MG e Resende/RJ. Trabalha com cursos e formação docente para o ensino das relações étnico-raciais (Lei 11.645/08). Tem experiências na área de planejamento e produção de eventos culturais. É militante do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC/CE).