NA BATIDA DO CORPO, NA PISADA DO CANTÁ: inscrições poéticas no Coco cearense e Candombe mineiro.

Grande parte das tradições de cantos dançados encontradas no Brasil resulta do continuum inscrito pelos palimpsestos de matrizes africanas que tiveram que ser ressignificadas. Estudos têm revelado que a maioria das expressões afrobrasileiras é ramificada na grande família linguística e cultural Bantu. No solo brasileiro, muitos africanos protagonizaram várias e complexas etnogêneses sucessivamente reiniciadas ao longo dos últimos três séculos. Porém, é importante ressaltar que as convergências e trocas culturais, porque originárias de diferentes agrupamentos e referências etnolinguísticas, realizadas ao longo de nossa história, estão marcadas por conflitos e negociações e, muitas delas, manifestas também a partir de diferentes tentativas de diálogo, nem sempre amistosas.  Estudamos duas culturas de cantos dançados encontradas no Nordeste e Sudeste do país: a primeira, o Coco dançado, localizada no Cariri cearense; a segunda, o Candombe mineiro da comunidade da Lapinha, Lagoa Santa (MG). Essas culturas orais distintas são comparadas através das performances dos cantos dançados e instrumentos musicais. Seguindo o caminho da composição performativa e instrumental, descrevemos outras tradições afrobrasileiras que se assemelham e são igualmente encontradas no Brasil como o Jongo, o Tambor de crioula, o Batuque paulista e o Batuque no norte-noroeste mineiro.

Axé, Ngunzo e Saravá!

ISBN: 978-65-88478-04-2