SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS / NÊGASID DU VELOSO

Filha de pais negros, neta e bisneta de negros, toda minha ascendência é preta. Somos negros não só na cor da pele, mas sobretudo nos valores civilizatórios nos quais nossa família foi criada e educada; perpetuando nossas heranças ancestrais, vindas com diáspora africana.

Historiadora, pesquisadora, atriz, mobilizadora e produtora cultural. Nascida na cidade de Ouro Preto, MG, mais precisamente no Veloso, conhecido como bairro São Cristóvão, local que desde a infância despertou em mim, mulher negra da periferia, curiosidade e interesse em saber que eram verdadeiramente os protagonistas do gigantesco trabalho de extração de ouro ali realizado, e que todos só diziam “isso é coisa dos escravos”.

Graduada em História e Artes Cênicas e Pós-graduada em Cultura e Arte Barroca pela UFOP. Pesquisadora da História Afro-brasileira. Atuou como multiplicadora da Fundação Palmares no Município de Ouro Preto para implantação, na rede pública municipal do Projeto Conhecendo a Nossa História - da África ao Brasil 2017 - 2019.  Co-idealizadora e Integrante da Equipe do Programa Patrimônio Afro-ouro-pretano/ Mina Du Veloso, é também uma das criadoras do Coletivo Du Veloso, que desde 2014 atua na Mina Du Veloso ressignificando o papel do negro africano e afro-brasileiro na construção da nossa de Minas gerais e do Brasil. Historiadora responsável pela pesquisa histórica do Museu de Percursos do Jequitinhonha - cidade de Araçuaí (2008); pelo levantamento histórico da Capela de São José do Sumidouro / Santa Bárbara (2009), bem como pelas obras de Conservação e Restauro da Igr. N. Sra. Mercês e Perdões de Ouro Preto (2013); Coordenadora da pesquisa e levantamento histórico nos distritos marianenses de Santa Rita Durão, Camargos, Monsenhor Horta e Furquim, no distrito sede os monumentos Capela de Santana, Capela N. Sra. das Mercês e Capela de N. Sra. da Boa Morte- PAC Cidades Históricas Mariana-2014/2015. Integrou a equipe de pesquisa e levantamento histórico sobre a Mina de Cata Branca/Itabirito MG- (2015). Trabalha com produção de eventos em Ouro Preto e cidades vizinhas. Foi apresentadora do Programa Espaço Cultural - Top Cultura (2000-2002), apresentadora oficial do Festival de Inverno na cidade de Mariana durante 6 anos (2006 - 2011), apresentadora oficial do Programa Minha Voz, Minha Vez TV UFOP (2017/2020); Brigadista Voluntária Brigada 1 Núcleo Ouro Preto desde 2008. Desenvolve, como voluntária, diversos trabalhos, envolvendo patrimônio material e imaterial, cultura e meio ambiente. Foi Diretora de Cultura do município de Ouro Preto entre os anos de 2010-2012. Atualmente responde pela Diretoria de Promoção Cultural, Patrimônio Imaterial e Igualdade Racial / Secretaria de Cultura e Patrimônio/ Prefeitura de Ouro Preto. Foi agraciada em 2019 com a Medalha Ouro Preto Meu Lugar pelos importantes trabalhos realizados no campo da pesquisa e da promoção da igualdade racial no município de Ouro Preto.

Hoje luto contra o racismo diário e velado a que somos impostos. Não calo mais a minha voz, mesmo que as consequências sejam duras, como sempre são para quem é preto no Brasil. E a vida toda, mesmo em meio às lágrimas e à indignação, jamais tive vergonha de ser quem sou. Sou uma preta brasileira. “Arrancaram nossos ancestrais da África. Mas nunca conseguirão tirar a África de nós”.