Arleam Francislene Martins Dias

 

Mulher negra, a quarta filha de cinco, todas mulheres. Nome dado pelo pai, que perseguiu a escolha até que em 1977, ano de meu nascimento, foi autorizado pelo cartório. Filha de Sebastião do Carmo Dias, homem ligado a questões sociais, sendo por várias vezes presidente da associação do bairro Guarani, onde moravam e posteriormente representante desta comunidade junto à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Tive uma infância bastante simples, enfrentando as faltas que são comuns as pessoas pobres, mas gozando da inocência e pureza de toda criança. 

Colecionei sonhos...casei com 18 anos, tive minha filha Maria Luiza com 21 e me separei com 22, a partir daí mãe solo. Fui a primeira mulher a conquistar a habilitação de trânsito na família, precisando fazer aulas de direção escondido do meu pai, que acreditava que mulher não poderia dirigir. Como que por “DESTINO” fui a primeira mulher a ingressar em uma universidade, aprovada em Direito no ano de 2004 por meio de vestibular na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e posteriormente mantida com bolsa parcial do ProUni, cinco anos de curso sem nenhuma reprovação; aprovada na OABMG um período antes de finalizar a graduação em direito, ano 2009.   
 
Especialista em Direito material e processual do trabalho pela Universidade de Itaúna ano 2012 e Especialista em Psicologia do trabalho e das organizações pela Fapan-Faculdade de Paraíso do Norte, ano 2019.

Me casei pela segunda vez, fui mãe de Caio, atualmente separada. Trabalhando com pessoas, gestão de RH desde de o ano 2000. Ingressei em 2017 na Comissão de igualdade Racial da OABMG e na Comissão de direito do trabalho da OABMG em 2019, com intuito de contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária, sigo colaborando até o momento, realizando trabalhos que visam o empoderamento de mulheres, mulheres pretas e da classe trabalhadora, além de contribuir com a valorização da comunidade de advogadas e advogados mineiros.

Realizando um sonho de adolescência, publiquei o meu primeiro livro “Entre Edemas, Pandemias e Poemas” em abril de 2021.

 

OBRAS
  

 


 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 












 

Instagram

Copyright © editoraescolacidada. Made with by ESCOLA CIDADÃ & UNIVERSO IMAGINÁRIO