Luciano Mendes de Faria Filho, Professor Titular da Faculdade
de Educação da UFMG, tem um vasto currículo e uma produção
acadêmica com centenas de títulos, publicação de artigos, capítulos,
textos em jornais e revistas, livros, além de conferências em
congressos, uma presença ativa no debate público, e uma contribuição
permanente na produção de conhecimento em educação. Neste livro
temos a intenção de homenageá-lo no ano de sua aposentadoria e
trazemos à luz o seu primeiro trabalho de pesquisa, realizado durante
a sua graduação em Pedagogia concluída na Faculdade de Educação
da UFMG em 1987. Este foi o ano em que Luciano – como bolsista de
Iniciação Científica – apresentou à Fundação de Amparo à Pesquisa
do Estado de Minas Gerais (Fapemig) o seu relatório de um ano de
pesquisa, intitulado. Organização do trabalho escolar e formação
dos professores em Minas Gerais: 1900–1920. E é desta pesquisa
que trata este livro, no qual também se encontra, como Apêndice, o
texto “A legislação escolar como fonte para a História da Educação:
uma tentativa de interpretação”, publicado originalmente no livro
Educação, modernidade e civilização (Autêntica, 1998). Esta
leitura é mais uma oportunidade de aproximação com a obra deste
pesquisador e de seus caminhos teóricos e metodológicos e os usos
e interpretações da legislação educacional como fonte para produzir
narrativas acerca da História da Educação.
Maria Lúcia de Resende Lomba