Este
estudo faz uma reflexão sobre uma prática em arte-educação voltada para cultura
visual, onde o principal objetivo é promover a percepção de um pensamento
crítico sobre as imagens midiáticas na atualidade e seus impactos na
assimilação dos adolescentes, partindo da percepção histórica da variação de
padrões de beleza, ressaltando a necessidade de um ensino da leitura de
imagens, não só de cunho histórico e social, mas principalmente crítico. Tal
análise se fundamenta na percepção de belo desenvolvida pelo filósofo Roger
Scruton; na espetacularização da existência na visão de Paula Sibilia; na
observação crítica da imagética das redes sociais, nesta pesquisa,
especificamente o Instagram, em comparativo com as fotografias do artista
Sebastião Salgado. Metodologicamente a pesquisa está alicerçada na
pesquisa-ação, onde a prática é um estudo de caso que se fundamenta na
Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, direcionando uma base investigativa
fundamentada na participação efetiva dos discentes, onde foram promovidos
diálogos e análises críticas, tendo como base fundante a percepção imagética a
partir da fotografia como linguagem artística, oportunizando a produção de
imagens por meio de um concurso fotográfico. Buscou-se elucidar a questão: é
possível ensinar a pensar o belo a partir dos valores que o indivíduo julga
fundamental? Esse estudo visa desenvolver nos envolvidos a percepção de como
eles se sentem diante das imagens das redes sociais; averiguar a possibilidade
de promover uma mudança nesse sentimento quando de cunho negativo; oportunizar
uma percepção crítica sobre essas imagens e analisar a possível existência de
mudança de percepção; construindo um caminho que permite que se perceba a
mudança de percepção do olhar e do olhar-se.
Dimensões: 15 x 21