Olhares (im)possíveis

Olhares (Im)possíveis" é um projeto de produção teórico/prática que desenvolve uma metodologia de intervenção por meio de oficinas de experimentação audiovisual e cartografias realizadas em escolas públicas, eventos e centros culturais de Minas Gerais. Neste livro percorremos a implementação do projeto em 2017. Recorta-se a experiência com crianças de 10 e 11 anos na Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, no bairro Nossa Senhora do Carmo (Pocinho), na periferia de Ouro Preto.

Nosso principal objetivo foi criar e aplicar uma metodologia audiovisual para a escuta do indizível e do testemunho, por meio de pesquisa-intervenção. A abordagem metodológica qualitativa, inspirada no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989), busca encontrar um "saber-vagalume" a partir dos indícios, seguindo pistas de  Didi-Huberman (2011). A experimentação do vídeo como dispositivo processual para a escuta dos estudantes vai além da produção de um filme. A linguagem audiovisual aqui é pretexto para o encontro, para a partilha, mas também pré-texto para as conversações com os/as estudantes. Nesse sentido, a ideia de dispositivo (Migliorin, 2016), como aquilo que coloca em crise a articulação entre um comando fechado e ao mesmo tempo aberto à inventividade, foi apropriada na articulação de três momentos que garantem a emergência das imagens-sintoma produzidas pelos/as envolvidos/as. Por focar no processo e seus possíveis laços, o ponto central de sucesso da prática é o espaço de partilha do sensível que se cria com as crianças. A hipótese é que essa metodologia resgata gestos de infâncias que podem ser perdidas.

ISBN: Após a pré-venda da obra
Autor: Arthur Medrado Soares Araújo
Dimensões: 15 x 21 cm