A
coletânea “Racismos, infâncias e literaturas: pistas para
práticas formativas antirracistas” é um poderoso instrumento contra as investidas das violências
racistas cotidianas em diferentes âmbitos. Dividida em 3 partes, quais sejam,
(1) do racismo; (2) da literatura e (3) da formação, totalizando 9. A primeira
parte comporta 3 textos que abordam de forma transversal as bases teóricas do
racismo sem fugir da temática da literatura. Já a segunda é composta de 3
textos, parte toma a literatura como meio para explicitar alguns dos dispositivos
formativos estruturantes das relações sociais extra fruição literária. Por fim,
a terceira parte, que conta com mais 3 textos, busca imergir nos processos
formativos que podem emergir na e da literatura quando potenciado uma leitura
crítica dos dispositivos sociais por meio da literatura. Nesse sentido,
acreditamos que devemos seguir para um segundo passo contra o racismo, qual
seja, oferecer subsídios teóricos e metodológicos para o enfrentamento factual
deste que pode ser considerado um dos males que assola a humanidade desde
outrora. A partir dessas reflexões desejamos uma ampliação das discussões
acerca das questões relacionadas a raça, racismo, gênero, formação docente,
formação cultural.