Música na Escola - que falta você nos faz!

O livro Música na escola: que falta você nos faz! reúne reflexões sobre a presença (ou a sua ausência!) da música na escola e suas múltiplas possibilidades em sala de aula, atravessada pelas dimensões da diversidade e da inclusão.
Ao reunir estudos que discutem a música em diálogo com a criança, com as culturas e a prática docente, o livro destaca a necessidade de se conhecer, indagar e investigar, de modo crítico e reflexivo, concepções e princípios que ainda sustentam as propostas e práticas musico-pedagógicas no contexto da educação Infantil e dos anos iniciais do ensino Fundamental.
Decorrente de pesquisas desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité, para o Trabalho de Conclusão de Curso, o conjunto de textos que compõem o livro evidencia ressonâncias de sentidos e significados da música no contexto escolar, ancorados pela discussão e análise da contribuição da música para o processo de aprendizagem e desenvolvimento pleno da criança em diálogo com o saber e a prática docente cotidiana.
Ao propor a interlocução da música com as crianças e a formação docente, acreditamos que ressonâncias ganham amplitudes e sentidos quando a escola revela sua função e intenção, que é a apropriação e a transformação cultural e artística em um ambiente comovido e tempestuoso de criação e descobertas, uma vez que a música é um interesse, uma solicitação natural das próprias crianças, uma necessidade.

ISBN: 978-65-88478-57-8
Organizadora: Alícia Maria Almeida Loureiro