LUDICIDADE E ARTE: concepções e práticas do brincar e do desenhar como formas de expressão da criança

Esta obra é resultado de estudos sobre ludicidade e arte. Propõe discutir a educação, principalmente sobre o processo de ensino-aprendizagem de crianças em salas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no que se refere às práticas pedagógicas de professoras nesse processo. Apresenta uma interessante abordagem teórica, histórica e legal, cujo foco está no diálogo estabelecido entre professoras e crianças mediado pelo lúdico e pela arte. Chama a atenção para o fato de que crianças utilizam a brincadeira, os faz de conta e o desenho para ampliarem os seus conhecimentos, socializarem com seus pares e com o mundo ao redor, a partir de possibilidades de uma prática mais rica e significativa voltada para a ampliação dos espaços e tempos de aprendizagem bem como a garantia do direito de aprender e de viver plenamente essa fase. Propõe, assim, uma ampla reflexão sobre a contribuição do brincar e do desenhar para a criança, apontando para a possibilidade do fazer pedagógico vivenciado e desenvolvido nas instituições de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental articulado com a ludicidade e a arte, linguagens inegociáveis para o desenvolvimento da criança. A intenção é que essa obra possa oferecer suporte sobre a temática em questão, contribuindo para repensar as práticas pedagógicas para as crianças que frequentam as instituições educacionais, abrindo espaço para reflexões, aprofundando questões concernentes aos conceitos e concepções de infância, criança, arte e ludicidade.

ISBN: 978-65-88478-55-4
Organizadora: Alícia Maria Almeida Loureiro