Os Desafios das Professoras Frente ao Aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em Uma Escola Pública Municipal de Ibirité-MG

A presente obra propõe-se a discutir sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH, entendido como um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que afeta principalmente a criança na fase de desenvolvimento, se não for intermediado na infância, pode levar esse sujeito a sofrer consequências por toda a sua vida adulta. Educadores o consideram um fator preocupante, principalmente quando presente na fase inicial de escolarização da criança, pois o TDAH caracteriza-se pela desatenção, impulsividade e hiperatividade. A criança com TDAH quando inicia seu processo de alfabetização, nos primeiros contatos com a leitura e a escrita, faz sobressair tais características em seu cotidiano escolar, pois dela são requeridas atenção e concentração. Daí a necessidade de melhor compreender esse transtorno, pois dele podem decorrer alunos com dificuldade de aprendizagem e, consequentemente, baixo rendimento escolar e baixa autoestima. Assim, essa obra tem por objetivo investigar como as professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental se relacionam com alunos com TDAH bem como os desafios enfrentados por estas professoras no cotidiano da escola/sala de aula. Nesse sentido, este e-book, de caráter qualitativo, aborda, primeiramente, as concepções sobre o TDAH, suas características e implicações no ambiente escolar, chamando a atenção para o papel da escola e do professor frente ao aluno com TDAH, fundamentadas em referencial teórico pertinente ao tema. Num segundo momento, utilizamos como instrumento de coleta de dados a realização de uma entrevista envolvendo sete professoras regentes de classe que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Ibirité/MG e que trabalham com alunos com o TDAH. Busca-se, portanto, apresentar concepções e práticas pedagógicas destas professoras bem como apontar suas dificuldades frente a aluno com TDAH, chamando a atenção para a necessidade de se encontrar meios que auxiliem o professor na superação desse desafio. Esta pesquisa revelou a necessidade de um olhar mais atento para educação escolar inclusiva, apontando para a emergência de novas reflexões, novos debates, com a participação dos professores, da escola, da família e da comunidade, em um compromisso por uma melhor qualidade de vida e pela superação das dificuldades enfrentadas pelo aluno com TDAH que frequenta a escola de ensino regular.

ISBN: 978-65-88478-42-4
Autoras: Igma de Souza Oliveira Freitas; Alicia Maria Almeida Loureiro