BRICOLAGENS SONORAS 2 - REFLEXÕES E DIÁLOGOS DO GRUPO DE ESTUDOS BRICOLAGENS SONORAS, 2021-2022 (Volume 2)

No ano de 2021, ainda sob as restrições dos encontros presenciais devido à pandemia de Covid-19, o Grupo de Estudos Bricolagens Sonoras recorreu aos meios digitais para partilha intelectual. Este grupo é formado por 5 professores-pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto, dele também participando graduandos, egressos e pós-graduandos. Em parceria com o projeto “Gualaxo Vivo: histórias através de sons”, o Grupo promoveu uma série de rodas de conversa intituladas “Sonoridades em Interfaces”, voltadas à reflexão sobre as incidências mútuas entre sonoridades e distintas expressões socioculturais, ambientais e políticas da experiência contemporânea. Sistematizando esses esforços colegiado, o Grupo dedicou ao tema este 2º volume da Coleção Seriada “Bricolagens Sonoras”. O livro encontra-se organizado em três sessões, que problematizam as sonoridades sob as perspectivas dos saberes-fazeres interdisciplinares, das identidades e silenciamentos étnico-raciais e, por fim, das memórias e ensino. Almejamos que as considerações nele promovidas contribuam, em alguma medida, para novas interpretações acerca das sonoridades, em suas múltiplas configurações.

ISBN:  978-65-88478-37-0
Organizadores(as):