ESCRITA DOCENTE SOBRE OS DISTRITOS DE MARIANA: interfaces entre a história local e a história pública

Este livro consiste em um manifesto de afirmação da importância da escrita docente, em particular da escrita histórica empreendida por professores/as do ensino básico. Através dos seus 10 capítulos, que abordam os diferentes distritos do município de Mariana, estado de Minas Gerais, é possível perceber que os/as docentes, sem se ater a moldes exclusivamente acadêmicos, constituem-se em autores de um relevante conhecimento sobre a história local.
A escrita docente é promotora de um saber plural, pois ao efetivá-la, o/a professor/a promove a inter-relação entre conhecimento pedagógico, conteúdos da ciência de referência em que foi formado e suas próprias experiências de vida, tecidas junto a variados cotidianos. Nisso, ela apresenta-se como uma potente expressão da história pública: formulada em interlocução com outros sujeitos, que emergem em seus textos como fontes, como companheiros de profissão ou de vida, como ouvintes/leitores, como aprendizes e mestres, ela dialoga criticamente com suas demandas, expectativas, lutas, numa perspectiva transformante do vivido.
Docente e pública, está escrita interage, portanto, continuamente com o local, no caso com os 10 distritos de Mariana. Através de “jogos de escala” entre o micro e o macro, o comunitário e o global, interliga os sujeitos da ação educativa com o processo histórico, explicitando ramificações de poderes; favorece a identificação de protagonismos pessoais e sociais até então desapercebido ou até mesmo desqualificados ou excluídos.
Dessa maneira, trata-se de uma coletânea inovadora e ousada, que nos faz redescobrir o potencial político-cultural da docência, inclusive em suas práticas de escrita.

ISBN:  978-65-88478-44-8
Autores(as):