ADOLESCENTES ABRIGADOS E EDUCAÇÃO ESCOLAR: reflexões críticas e aproximações com o contexto de pandemia

A presente pesquisa procura compreender quais são as ações educativas desenvolvidas para a inclusão e permanência de adolescentes em situação de abrigo numa perspectiva histórica brasileira e de interface com o contexto da pandemia da Covid-19 na região metropolitana de Belo Horizonte/MG.  Para tanto foram realizados estudos que abordaram o contexto  histórico da institucionalização de adolescentes em condição de abrigo no Brasil; aspectos do racismo existente nos abrigos e no ambiente escolar que frequentam os adolescentes em situação de acolhimento; as políticas públicas próprias ao tema e o estabelecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA no ano 1990; aspectos das condições da oferta atual desses abrigos; o perfil de crianças e adolescentes em situação de abrigo no Brasil; o perfil desses adolescentes quanto à sua educação escolar e frente ao uso e acesso de tecnologias digitais utilizadas para o ensino remoto emergencial. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa, foram utilizados o método bibliográfico para estudo exploratório e construção do referencial teórico do tema em discussão e na pesquisa empírica utilizou-se como técnicas para coleta de dados um questionário semi-estruturado via plataforma Google Forms. A partir dos questionários respondidos, foram realizados o tratamento e a análise dos dados, relacionando-os ao referencial teórico sobre a educação escolar de adolescentes em situação de abrigos, que fundamentou esta pesquisa. Como conclusão, aponta-se um diagnóstico da situação dos adolescentes abrigados e o seu desenvolvimento educacional, bem como as dificuldades de oferta educativa adequada enfrentada por esses sujeitos diante a pandemia da Covid-19.

ISBN: 978-65-88478-30-1
Autores(as): Ligia Cristiane de Paula Tonidandel e
Thalita Agostinho de Souza Ferreira

Prof. Dr. Otavio Henrique Ferreira da Silva (Coautor)