PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CONTAGEM-MG

O compromisso com o incentivo e o desenvolvimento de atividades relacionadas à questão étnico-racial, em nível de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito acadêmico da UFOP e em diálogo com a comunidade, tem orientado o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Ouro Preto (NEABI/UFOP), desde sua implementação.
Nesse sentido, considerando a importância da divulgação de ações que tenham em vista uma educação pautada na equidade racial, o NEABI-UFOP tornou-se um apoiador da pesquisa colaborativa que deu origem à presente obra.
Ao longo de seu desenvolvimento, a pesquisa buscou problematizar o Projeto Político-Pedagógico – PPP - de instituições escolares do município de Contagem, MG, cuja população é majoritariamente negra, ao mesmo tempo em que oferecia formação a professoras(es)/gestoras(es) da rede.
As intelectuais negras, por tanto tempo invisibilizadas, tornaram-se protagonistas nesse processo, favorecendo reflexões sobre novos modos de um saber-fazer pedagógico, que reverbere na efetiva inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos, que dialogue com a comunidade e valorize seus saberes.
O resultado desse empreendimento é um compilado de reflexões sobre o PPP e a apresentação de possíveis práticas pedagógicas que, esperamos, inspirem aquelas(es) igualmente comprometidas(os) com uma educação antirracista.

Profa. Dra. Cristina Carla Sacramento
Coordenadora do NEABI-UFOP