À SOMBRA DESTA MANGUEIRA: as crianças na luta pela terra e moradia

Qual o papel das crianças na luta pela terra e moradia? Apresenta-se uma análise da Ocupação Guarani Kaiowá, localizada em Contagem/MG, a partir do protagonismo infantil. As crianças GK trabalham sem esquecer dos estudos, brincam ao mesmo tempo que lutam, se relacionam afetivamente com o Pé de Manga, lugar de brincadeiras e encontros, da sombra fresca, da participação política, das festas e comunhões, enfim, da coletividade comunitária. Os resultados obtidos, a partir de observações participantes, entrevistas, questionários, análise documental, oficinas de foto e vídeo e checagem dos resultados junto aos participantes, levam a concluir que a Ocupação Guarani Kaiowá é um território de utopia, pois concretiza, para além de todas dificuldades, o direito à moradia, buscando o direito à cidade, sem negligenciar que a terra pertence a quem faz dela viva.

ISBN: 978-65-88478-19-6
Organizadora: Frederico Alves Lopes