Não sou tio, nem pai, sou professor! A docência masculina na educação infantil

BOOK GRATUITO

Quais os lugares ocupados pelos docentes do sexo masculino nos ambientes da educação infantil? Como os mecanismos de resistência e das transgressões de gênero entre os meninos pequenos e as meninas pequenas se apresentam nos espaços da educação infantil? Ao responder estas e outras questões o livro analisa as relações entre os professores e as crianças pequenas, e nos convida a questionar as censuras e repreensões e a estranhar as naturalizações das desigualdades de gênero dentro do espaço da Educação Infantil. Traz à tona a dimensão da construção da profissão docente, tendo como foco os lugares ocupados pelos docentes homens, revelando importantes paradigmas presentes na apropriação desses lugares e nas experiências cotidianas na educação infantil.

A complexa relação dos professores do sexo masculino nos espaços da educação infantil, contribuição central deste livro, propõe pensar em uma educação para a pequena infância, na qual homens, mulheres e as crianças pequenas aprendam nas experiências do coletivo educativo, como as diferenças afirmadas não se transformam em desigualdades ou formas de exclusão, mas sim revelam caminhos possíveis para encontros, parcerias e cumplicidades...
Daniela Finco
Professora associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora do grupo de pesquisa Gênero, Educação da pequena infância,   cultura e sociedade (Unifesp - Campus Guarulhos)

ISBN: 978-65-88478-25-7