CORPO E CABELO NEGRO: (re) significações e interações com e de crianças em uma escola de educação infantil de belo horizonte

Esta publicação é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como as crianças de 3 e 4 anos (re)significam o corpo e o cabelo negro nas relações que estabelecem em uma Instituição de Educação Infantil de Belo Horizonte – MG e, por conseguinte, analisar como se estabelece entre elas a estética, os cabelos e os corpos negros como definidoras ou não de seus percursos identitários. Cabe destacar a participação e contribuição efetiva para a conclusão deste trabalho do Professor doutor Ademilson de Sousa Soares, orientador, assim como da professora doutora Tânia Aretuza Ambrizi Gebara, coorientadora, pesquisadores engajados e envolvidos com as temáticas que agregaram significativamente a esta produção.

Desenvolvemos a pesquisa de abordagem qualitativa, um estudo com as crianças a partir das observações, conversas informais, registro em diário de campo, filmagens, fotografias e análise documental. Utilizamos como documentos as pastas individuais das crianças, as fichas de matrículas e as fichas de anamnese. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Milton Santos, em uma turma de 20 crianças regulamente matriculadas, destas, 17 famílias autorizaram a participação das crianças e 16 crianças participaram da pesquisa até o final. Concluímos com essa pesquisa que, pelo toque nos cabelos, crianças brancas e negras percebiam suas diferenças e, pela cultura de pares, interpretavam as pistas, que somadas as interações com os adultos e com os artefatos, contribuíram para a construção de novos saberes.

Dentre os principais resultados, estão, também, os dados fornecidos pelos documentos da Instituição, que levaram-nos a compreender o contexto familiar e as significações que as crianças estão construindo sobre si e que, em alguns casos, constatamos que não condiziam com as informações fornecidas pelos pais/responsáveis.

ISBN: 978-65-88478-18-9

Organizador:  Elândia dos Santos