ENSINO DE LEITURA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

A área de interesse deste trabalho é a leitura e o seu recorte é verificar os conteúdos que fizeram parte da formação sobre o modo de ensinar a ler de duas professoras recém-formadas em cursos de Letras e como essas professoras ensinam leitura para alunos do Ensino Fundamental. Para esta investigação, recorreu-se a um panorama sobre o que as pesquisas têm revelado acerca da prática de ensino de leitura nas escolas e, destas pesquisas, verificou-se alguns aportes teóricos determinantes para a formação docente, cuja abordagem se orientou pela mudança de paradigmas para o ensino de leitura (COSTA, 2008), que vai desde o ensino de base estruturalista da década de 70, passando pela Linguística, Psicolinguística, Sociolinguística e pelo estudo dos Gêneros textuais. Este estudo remete a uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos e os seus instrumentos referem-se à análise documental e entrevistas com as professoras identificadas como “informante A” e “informante B”. Por meio das suas memórias, resgataram-se informações importantes relacionadas ao processo de formação destas sobre como ensinar a ler e como isso repercutiu em suas práticas pedagógicas. Os resultados revelaram que as diferentes características, experiências e trajetórias das informantes, não apenas na graduação, mas inicialmente em casa e na formação escolar secundária, culminaram nas práticas de ensino destas relacionadas à leitura e determinaram os seus perfis profissionais.

Nome: ENSINO DE LEITURA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

ISBN: 978-65-88478-49-3