RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: INTERLOCUÇÕES

-  Sinopse:

"Nos meses iniciais de 1967, Simonal e Bôscoli alinharam essa bela canção, composição que sofreu, como quase tudo que era sincero e justo, reprovações e ressalvas da ditadura instaurada anos antes. Palavras que se combinavam para, vigorosa e ritmadamente, falar de luta, e de uma dor pungente de pessoas de etnia negra. O que se pedia era simplesmente a igualdade racial. Em vista do poder de mobilização de Luther King, mas também das ações movidas por Malcolm X, à época já desaparecido, os autores, em uma mensagem de otimismo, acreditavam ser apenas uma questão de tempo para que o racismo viesse a se tornar apenas um triste e tenebroso capítulo em breve a ser abandonado às brumas do passado. Infelizmente, como presenciamos em nossos dias, o racismo, e seus derivados maléficos, o ódio e a discriminação encontram-se ainda muito vivos. {...}. A iniciativa de organizar o presente trabalho coube, em sua gênese, ao Professor Aciomar Fernandes de Oliveira, estimado companheiro de tantas jornadas universitárias pelas boas causas. Na Unidade Acadêmica Ibirité da Universidade do Estado de Minas Gerais, o Prof. Aciomar lidera o NIEHLAFRO, de tantas e assinaladas realizações em causa da valorização da Cultura Afro-brasileira. Em algum momento da trajetória dessa obra, fui honrado com o convite de me juntar à sua organização. Os trabalhos aqui apresentados oferecem ao leitor uma instigante diversidade".

ISBN: 978-85-69464-17-5
Autores (Organizadores): Aciomar Fernandes de Oliveira e