Como criar um ventilador pulmonar mecânico de baixo custo: RESPIRADOR DO IFMG - CAMPUS AVANÇADO PIUMHI

Esta publicação consiste em uma pesquisa no desenvolvimento de um protótipo de ventilador pulmonar mecânico de baixo custo por pressão controlada (PCV), invasivo por intubação, destinado a atender um único paciente, de modo a contemplar vantagens não observadas em outros equipamentos de mesmo fim disponíveis no mercado, as quais são de extrema importância no tratamento de insuficiência respiratória aguda (IRPA), uma complicação clínica que pode ser bem grave e que tem, entre as suas causas diversas, doenças respiratórias, como a Covid-19. Foram realizados: (a) pesquisa bibliográfica; (b) consulta informal de profissionais com experiência nas áreas de saúde, mecânica e eletroeletrônica, bem como de empresas que fabricam, comercializam e/ou reparam componentes da solução proposta; (c) pesquisa experimental, na qual o protótipo em questão foi montado e testado tecnicamente; e (d) orçamento da solução proposta. O resultado dos testes mecânicos foi satisfatório. Resolve-se, portanto, a situação de ventilação mecânica para os estados clínicos de menor gravidade, deixando os casos mais graves para os ventiladores pulmonares mecânicos de maior complexidade. A presente pesquisa permite o completo entendimento da solução proposta e mostra-se como uma relevante fonte de informação para pessoas interessadas em adquirir novos conhecimentos, consumidores, fabricantes, comerciantes e/ou operadores de respiradores bem como para profissionais e estudantes das áreas de saúde, mecânica e eletroeletrônica.

ISBN: 978-65-88478-21-9

Autores(as): Felipe da Silva Alves; Pedro Luiz Teixeira de Camargo; Humberto Coelho de Melo; Gabriel Soares da Silva e Daniely de Fátima Brito.